Thursday, May 18, 2006

 

De Árbitro e de louco todos temos um pouco!!!

Bom, hoje quero-vos contar o porquê de ser árbitro de futebol!!!

Quem me conhece sabe bem que arbitrar é uma paixão que já me acompanha desde 1998, sempre nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Setúbal...Aliás, costumo dizer que me orgulho (a quem é que eu quero enganar???) de nunca ter feito um jogo da Federação Portuguesa de Futebol, ou seja dos campeonatos nacionais! Basicamente, e como eu também costumo dizer...nunca saí da cepa torta! E aí começa precisamente o motivo desta minha reflexão... O que me leva a sair aos fins de semana de casa, faça chuva ou sol, com o meu saco cheio de equipamentos, e percorrer os campos do distrito de Setúbal (que em termos futebolísticos vai de Ermidas do Sado à Trafaria!!!) se ainda não saí da cepa torta ??? Dinheiro de certeza que não é!!! Para terem uma ideia, estamos a meio de Maio e a AF Setúbal fez esta semana o especial favor de pagar os prémios do mês de Fevereiro (se fosse um clube...já dava para rescindir por justa causa!). Excluído o factor monetário, vamos tentar perceber o que se passa!

Ponto de partida: GOSTO MUITO DE FUTEBOL!!! Desde miúdo... a culpa é do meu pai, que não descansou enquanto não me passou o "bichinho"... Lá em casa, discutimos muito sobre futebol, dois benfiquistas do coração, ele mais emotivo, eu um pouco mais pragmático!! E costumo dizer que até o papagaio (de cor verde) é do Benfica! A minha mãe passa-se connosco e a minha namorada então nem se fala!

Ponto dois: nunca joguei à bola federado, só com amigos...e acho que foi uma mágoa que ficou... quem sabe se não estaria agora em estágio com a selecção ???

Talvez seja em parte a explicação para ter tirado o curso de árbitro...arbitrar dá-me a possibilidade de participar no espectáculo.

Em relação a arbitrar posso dizer-vos que não é fácil!!! O árbitro é o chefe da única equipa por quem ninguém torce e como tal, raras vezes o seu trabalho é enaltecido, especialmente se o resultado não agradar...

A mim dá-me gozo arbitrar. Gosto de acompanhar o jogo, estudar as leis e tentar decidir rapidamente, em conformidade com as leis. Tenho bons amigos que fiz na arbitragem e também passei por algumas situações que me fizeram crescer como pessoa. O balanço destes oito anos é claramente positivo!

Este ano a época correu melhor que a passada, mas mesmo assim não consegui ser promovido...
Tenho 28 anos e começa a ficar apertado...Mas devo a mim próprio mais uma tentativa... Fiz um esforço grande para melhorar a minha condição física e neste momento não fico a perder nesse aspecto para nenhum dos colegas que comigo competem para a promoção de categoria. Sendo assim, tenho que acreditar que vou conseguir!!!

Susana, este bocadinho é para ti: eu sei que és prejudicada pelo futebol, tenho essa noção. No entanto, peço-te que me ajudes nesta decisão: acredito que tenho capacidade para subir e se neste momento terminasse a minha carreira, ficaria para sempre a achar que devia ter feito mais uma tentativa. Como não quero ter esse "peso" em cima de mim para o resto da vida, peço-te ajuda e compreensão para os momentos em que não posso estar contigo porque vou arbitrar. Sei que me desculpas...mesmo não gostando de futebol. Acredita que a tua paciência e compreeensão serão recompensadas em toneladas de carinho :)

Bom, acho que já chega...se me lembrar de algo mais importante sobre este tema, logo escrevo!

Fiquem bem!

Paulo

Comments:
Amigo Paulo,

Como eu te compreendo!!!

E sabes, embora com uma realidade um bocado diferente (FPF), as dificuldades comm que tenho que me debater para poder ser alguma coisa.

É um a favor (eu) e muitos contra.

Mas é por isso mesmo que aqui estamos.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?